VTELL

Rede 6g traz expectativas de avanços tecnológicos

Apesar do 5G não estar plenamente implementado no mundo, a indústria já faz testes com o 5G Advanced, uma evolução do 5G, e discute também o 6G, a próxima geração de redes móveis, prevista para se tornar viável comercialmente a partir de 2030.

Mas as promessas ambiciosas do 6G só poderão se concretizar com uma infraestrutura robusta. Isto vai além de apenas estabelecer as bases; trata-se de construir uma rede de tecnologias interconectadas que possibilitam o fluxo de dados, no padrão necessário para as aplicações que se pretendem para o 6G.

O Brasil participa do projeto Brasil 6G, que busca definir os requisitos e desafios para o 6G no país. O projeto foi iniciado pelo Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), que é associado à Abrasat, com o apoio do MCTIC e da RNP, e conta com a participação de um conjunto de universidades.

O objetivo é definir quais são os passos necessários para que a futura geração de redes móveis seja capaz de atender as aplicações e casos de uso importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Fonte: Abrasat.org

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *